280 poços serão perfurados no semiárido – ação será coordenada pelo exército brasileiro

pocosperfurados.jpg
Governo do Estado firmou parceria técnica com o Exército Brasileiro para possibilitar perfuração dos poços. Investimento financeiro será de R$ 2,3 milhões.

Os municípios das regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Médio Sertão serão contemplados com a perfuração de 280 poços tubulares profundos, como medida de enfrentamento à seca. A ação será possível graças a um convênio técnico assinado nesta quinta-feira (17) entre o Governo do Estado e o Exército Brasileiro. A parceria entre as duas instituições representa um investimento de aproximadamente R$ 2,3 milhões, integrando as ações do plano emergencial para amenizar os efeitos da estiagem.

O coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Hélio Sila Barbosa, explica que as comunidades que serão beneficiadas pelos poços também vão receber kits de subirrigação e raquetes de palma resistente. “A ideia é que as famílias beneficiárias possam produzir forragem para seu rebanho. Por isso, além do poço, vamos distribuir para cada comunidade um sistema de subirrigação por energia solar, e dez mil raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim”, comentou o coordenador.

Além da perfuração dos poços, o Procase já está implantando 280 barragens subterrâneas, dentro das ações do plano emergencial. As barragens também são acompanhadas pelos sistemas de subirrigação fotovoltaicos e pelas raquetes de palma resistente. Ao todo serão implantadas 560 unidades de produção de forragem animal nos 56 municípios de atuação do Projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *