Aesa prevê chuvas para o Alto Sertão da PB e moradores comemoram entrega de cisternas

Novembro e dezembro serão meses de pancadas de chuva isoladas no Alto Sertão Paraibano, em especial de tarde e de noite. A informação é da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) que indica chuvas pontuais no Litoral, no Brejo e no Agreste do estado, e que podem trazer alívio ao homem do campo.

Para acumular a água da chuva, os sertanejos paraibanos já receberam cinco mil reservatórios, o que garante água para 32 mil moradores do interior do estado. As cisternas têm capacidade para armazenar 16 mil litros, o suficiente para abastecer uma família de quatro a cinco pessoas até nove meses de estiagem.

Em São Sebastião de Lagoa de Roça, cidade de 11 mil habitantes localizada a 107 km de João Pessoa, a dona de casa Rosineide Mariano da Silva, 44, se enche de esperança no Sítio Santarém, onde vive. “Eu estou muito feliz com a chegada dessa cisterna. Ela aguenta muita água e vai ajudar muito. Ninguém vai precisar mais sair por aí atrás de água. Cada um tem a sua na porta de casa. Não tem felicidade maior”, contou.

De acordo com a Acqualimp, uma das fornecedoras das cisternas de polietileno no país, o material utilizado na fabricação dos equipamentos é adequado à região. “A resina de polietileno somente pode fundir a uma temperatura de 147°C, sendo que na região a temperatura máxima pode oscilar em torno de 50°C em períodos de clima mais severo. As características do material utilizado na fabricação desmistificam a informação incorreta de que os reservatórios derretem no calor do sertão”, explicou Amauri Ramos, diretor da companhia.

A empresa disponibiliza uma linha gratuita para atender aos beneficiados. Eles podem contatar a companhia em caso de dúvidas e até pedir a troca do reservatório, que tem cinco anos de garantia para defeitos de fabricação, quando necessário. O telefone 0800-081-6060 está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Com correio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *