O brega não morreu e nem tampouco morrerá. Pelo menos não em Bananeiras, no Brejo da Paraíba. Seja nos rádios, nas difusoras ou até no toca fita do seu carro, o brega entra de vez no calendário da cidade para que a música nunca seja “A última canção”. Um Projeto de Lei do vereador Douglas Abrantes (PSB) criou o Dia Municipal do Brega, que será comemorado todos os anos sempre na sexta-feira que antecede o dia das mães. Segundo o parlamentar, a ideia surgiu para valorizar o ritmo, que é tão cultuado na região.
“A gente fez este projeto atendendo um pedido da população, já que nossa cidade e região tem a cultura voltada para o Brega. Tanto que há uma das maiores festas de brega do país aqui próximo, que é o Bregareia”, afirmou.
De acordo com Douglas, há quatro anos acontece um festival de brega em Bananeiras, sempre na sexta-feira e sábado que antecede o Dia das Mães. Com a participação de grandes nomes nacionais e também de artistas locais, a festa reúne amantes do ritmo e incentiva que é chique ser brega.
“O pessoal vai caracterizado. Temos até uma premiação para quem tiver melhor caracterizado, como forma de incentivar o resgate da cultura”, finalizou.
Paraíba Informa / Rammom Monte