Boqueirão mantém apenas 28,1% de sua capacidade

As chuvas caídas nos últimos dias mantiveram o nível do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). Mesmo abastecendo Campina Grande e outras 20 cidades vizinhas, o reservatório permanece com 28,1% de sua capacidade desde domingo. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), no município de Boqueirão, onde a barragem fica localizada, foram registrados 11,8 milímetros de chuva.

O açude Epitácio Pessoa é gerenciado pela Agência Nacional das Águas (ANA), em parceria com a Aesa e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Ele comporta 411 milhões de metros cúbicos e está com pouco mais de 115 milhões. “Desde domingo o reservatório manteve o mesmo nível em relação ao dia anterior. Ele teve um pequeno aporte de 0,2 centímetro de lâmina d’água, que dá aproximadamente 300 mil metros cúbicos de aporte e se manteve estável”, explicou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

Segundo Magno, apesar das intensas chuvas dos últimos quatro dias nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste, as chances de novas recargas no açude Epitácio Pessoa, nos próximos três meses, são pequenas. “Existe a possibilidade, mas de forma muito remota, já que estamos em pleno período de estiagem sobre a região do Cariri, onde se localiza a bacia hidrográfica desse açude”, observou. (Com Assessoria)

Com Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *