BUROCRACIA: Só 31% das 40 mil cinquentinhas da paraíba foram emplacadas

cinquentinha.jpg

Cerca de 1/3 das cinquentinhas ativas no Estado estão emplacadas, segundo o Detran. Mas, a burocracia está travando o emplacamento. Segundo o superintendente do órgão, Aristeu Chaves, o número de proprietários que procuram a regularização e não conseguem por falta de registro Renavam, feito pela revendedora, chega a 60%.

“Foram emplacadas 12.500 e não dá para afirmar precisamente quantas ainda faltam, porque tem muitas que foram compradas aqui e estão rodando em outros estados. Além daquelas que estão apreendidas. Muitos donos não vão retirar porque não compensa”, informou Aristeu Chaves.

A legislação foi publicada há um ano. Porém, somente este mês os proprietários começaram a ser cobrados nas fiscalizações. “Não vingou porque não tínhamos como lançar na base de dados. Na prática, deveria ser em agosto. Mas, só começamos a licenciar em outubro. A fiscalização usa o bom senso. Se tiver com a nota fiscal e comprovar que procurou o Detran para emplacar, compareceu e carimbou não estão apreendendo. Queremos emplacar todas até o final de fevereiro”, concluiu o superintendente.

De 1º a 20/01 – 289 cinquentinhas foram apreendidas na Paraíba 198 somente em João Pessoa.

Fiscalização

O comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba, coronel Paulo Almeida disse que a fiscalização em relação aos ciclomotores é rigorosa: “A que não tiver placa está sendo conduzida para o Detran. Mas, não é específica para esses veículos. Vai de cinquentinha a Mercedes-Benz”.

Proprietários

O decorador Murilo Agra está de acordo com a legislação. “Essa é do meu sogro. Ele está providenciando o emplacamento”, disse. O aposentado José Gonçalves concorda com o emplacamento. “Há cinco meses roubaram uma novinha. Talvez se tivesse placa eu tivesse recuperado”, relatou.

Paraíba Informa / Bruna Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *