Câmara Municipal de Teixeira realiza audiência publica para discutir problema da seca no Estado

Na oportunidade a audiência pública contou com a presença do Deputado Estadual Gervásio Maia (PMDB) presidente dacomissão suprapartidária da Assembleia Legislativa do Sistema Adutor do Pajeú, o Deputado participou dessa sessão de audiência pública na Câmara Municipal de Teixeira/PB sobre o enfrentamento da seca e a possibilidade de incluir os municípios da Serra do Teixeira (Teixeira, Matureia, Desterro, Cacimbas e Imaculada), também os municípios do Cariri (Taperoá e Livramento) onde várias autoridades apresentaram sugestões de medidas emergenciais, como também lamentaram a ausência de representantes do Governo do Estado (AESA), que foram convidados, mas que não compareceram à audiência.

Entre as medidas apresentadas por Gustavo Carvalho para um plano emergencial de enfrentamento da seca, estão: a formação de uma comissão dos diversos poderes na tentativa de desburocratizar os trâmites na Adutora do Pajeú e contemplar os municípios da Serra do Teixeira.

Com esta preocupação em mente, a Câmara Municipal na pessoa do seu Presidente Ederivaldo Macário, reuniu as autoridades dos municípios e decidiu abrirespaço na Câmara, que é a casa do povo, para debater ações a serem tomadas sobre este assunto, como também a formulação de um decreto de estado de emergência para pedir socorro as estâncias superiores. Para o presidente Ederivaldo Macário (Dera) destacou o resultado da audiência: “O resultado desta audiência pública com certeza foi positivo e construtivo, trazendo assim benefícios para a população das cidades que fazem parte da Serra do Teixeira, que vem sofrendo com o problema da estiagem. Esse primeiro passo que está sendo dado, no futuro breve, iremos colher os resultados”. Frisou Dera.

Ainda estiveram presentes, os prefeitos: Edmilson Alves Reis (Teixeira), Daniel Dantas (Matureia) e Jurandi Gouveia (Taperoá), além de Elias Germano Queiroz vice-prefeito do município de Teixeira, Francisco Sales Filho vice-prefeito do município de Taperoá, José Dias do Centro Popular e Formação Sindical – CEPFS, Urbano Batista, Representante da Sociedade Civil e Danilo Ferreira Ramalho, Diretor da Cagepa em Teixeira. Também participaram e usaram a palavra todos os vereadores dos municípios que se fizeram presentes.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela Rádio Teixeira FM e contou com a presença de autoridades políticas locais, associações comunitárias, agricultores, representantes de sindicatos, entre outras entidades. Na ocasião, foi apresentado um Documento Básico (Carta Aberta) que será entregue ao Ministro da Integração, Fernando Bezerra elaborado na audiência pública na câmara Municipal, entregue e assinada pelas autoridades presentes.

 

Senhor Ministro Fernando Bezerra Coelho,

A seca já não nos assusta, é um fenômeno de todos conhecido, e sabemos enfrentá-la, como temos enfrentado ao longo de décadas. O que nos assusta é a repetição de uma seca após a outra. Porque assim, não são duas secas, mas uma catástrofe inominável. Conviver com a escassez de água é algo que nós, Sertanejos, aprendemos a lidar desde o início de nossas vidas. Acima das ações emergenciais, sempre defendemos ações permanentes, duradouras e sustentáveis de convivência com o semiárido. Infelizmente, o agravamento da estiagem e o pré-colapso dos mananciais que abastecem nossa região, não nos permitem esperar apenas pelas ações estruturadoras. É necessária a adoção de medidas emergenciais, em caráter de irrevogável urgência, para que possamos enfrentar com dignidade esta que se configura como uma das mais graves e devastadoras secas dos últimos cem anos. Sendo assim é que nós, autoridades públicas da Serra do Teixeira, reunidos na Câmara de Vereadores de Teixeira, Paraíba, vimos cobrar maior rapidez na execução da obra do Sistema Adutor do Pajeú, que trará água aos municípios paraibanos de Taperoá, Desterro, Cacimbas, Teixeira, Imaculada, Princesa Isabel, São José dos Cordeiros e Livramento, assim como a inclusão das cidades de Matureia e Mãe D’água, ambas coligadas ao município de Teixeira e com população total não superior a dez mil habitantes.

 

confira as fotos clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *