Cariri realiza 2º Encontro de Prefeitos nesta sexta-feira em Coxixola

portal_coxixola_18122014.jpg

O Cariri paraibano reunirá os 31 gestores públicos do território, nesta sexta-feira, a partir das 9h, durante o 2o Encontro de Prefeitos. Desta vez, o evento acontecerá na cidade de Coxixola, a 254 km de João Pessoa, e irá traçar um direcionamento estratégico até o ano de 2022. A socióloga Tânia Zapata conduzirá o planejamento com os gestores. O Encontro faz parte de um conjunto de ações que visam promover a integração das cidades através do Pacto Novo Cariri.

O primeiro Encontro de Prefeitos do Cariri ocorreu dia 14 de julho em Campina Grande e 26 gestores municipais participaram. Os assuntos mais comentados para o desenvolvimento do território são como orientar e subsidiar a caprinocultura e o que fazer com a água da transposição do Rio São Francisco. Para a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, o direcionamento vai priorizar a economia local e a qualidade de vida da população.

“Nós temos como transformar a nossa realidade, que é de muita luta e sofrimento neste período de seca. Mas a mudança tem que partir de cada um individualmente, primeiramente, apoiando as causas locais. A gestão pública é responsável por apresentar, sempre, oportunidades de investimento humano e capital na localidade. Por isso estamos estimulando, orientando e desenvolvendo estratégias conjuntamente com os prefeitos para alcançarmos melhores condições de vida e mais desenvolvimento sustentável”, disse Madalena.

O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que a instituição vem contribuindo para o dinamismo econômico territorial do Estado e construindo um ambiente favorável para os pequenos negócios. “Iremos aplicar em todo o Estado, em diversos territórios, as ações de fortalecimento da governança local, do capital social e das potencialidades regionais”, afirmou Luiz Alberto, que irá participar do evento em Coxixola nesta sexta-feira. Ele ressaltou a importância do Pacto Novo Cariri que desenvolveu a caprinocultura leiteira no território.

O Pacto foi retomado em abril e o grupo já realizou o Dia D da Caprinocultura, na cidade de Taperoá, de 17 a 19 de julho. Outra realização do projeto foi no dia 24 de julho, na cidade de Gurjão, com o Fórum do Leite. Uma das prioridades dos trabalhos do Pacto é estimular a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Dos 223 municípios do Estado, menos de 100 estão com a Lei implementada.

Pacto – As ações do Pacto Novo Cariri começaram desde o ano 2000 e o projeto obteve sucesso como um consórcio intermunicipal. Foi através do Pacto que o território alcançou a posição de maior produtor de leite de cabra do Brasil. As instituições de ensino e pesquisa desenvolveram melhor a genética caprina e os produtos lácteos ganharam destaque. Isso aumentou a quantidade de indústrias de laticínios e a variedade dos derivados. A agência do Sebrae em Monteiro atende a 17 cidades do Cariri e também participou do início do Pacto.

Serviço

Evento: 2º Encontro de Prefeitos do Cariri
Local: Câmara Municipal de Coxixola – Tv. Pedro Bras de Macedo, s/n, Centro, Coxixola-PB
Data: sexta-feira (28)
Hora: a partir das 9h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *