Danças que se encontram no cena cumplicidade

7115fc222a03429514ea5f1fcc3cde79.jpg
Começa hoje em João Pessoa o Festival Cena CumpliCidades. O evento internacional busca propor interações entre grupos de dança e bailarinos que estejam desenvolvendo projetos na área em diversos pontos do Brasil e fora dele. O evento, que conta com o apoio da Petrobras, acontece na capital paraibana até domingo. Outras cidades contempladas com o festival são Recife, Natal, Olinda e Buenos Aires, na Argentina.

Uma das principais atrações do evento é o espetáculo Intérpretes em Crise, com a coreógrafa cearense Clarice Lima e a bailarina paulistana Aline Bonamin. A performance questiona o lugar do intérprete na contemporaneidade, problematiza sua formação. O trabalho passeia pela memória de dança das duas bailarinas em cena, das frustrações, pressões e limitações que enfrentaram ao trabalhar em grandes companhias de dança.

Além da performance, elas também apresentam uma oficina, intitulada Dançar Dói. Com 15 vagas, destinadas a bailarinos e estudantes de dança, a dupla convida os participantes a mergulharem no processo criativo de Intérpretes em Crise, além de transmitirem as técnicas de dança contemporânea Flying Low e Passing Through, criadas pelo coreógrafo David Zambrano.

Hoje, na abertura, um evento atípico. Na Galeria de Arte Lavandeira, do CCTA da UFPB, uma videoperformance para uma plateia reduzida. Em Hedonês, Leticia Nabuco e Tatiana Devos Gentile convidam oito espectadores por vez para sessões realizadas às 11h, 11h30, 12h, 12h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h e 16h30.

Programações

HOJE

▶ Hedonês (Galeria de Arte Lavandeira, UFPB, das 11h às 17h)

QUARTA

▶ La Conference Dansée (Usina Cultural Energisa, Torre, 19h)

QUINTA

▶ Oficina Hedonês (CCTA, UFPB, 9h)

▶ Lebensform (Espaço Paralelo, Centro, 20h)

SEXTA

▶ Oficina Dançar Dói (Espaço Paralelo, Centro, 18h)

SÁBADO

▶ Oficina Dançar Dói (Espaço Paralelo, Centro, 10h)

▶ Intérpretes em Crise (Espaço Paralelo, Centro, 20h)

DOMINGO

▶ Intérpretes em Crise (Espaço Paralelo, Centro, 20h)

Paraíba informa
André Luiz Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *