Desarticulada quadrilha liderada por empresário que sonegou R$ 8 milhões na Paraíba

ministerio11122014.jpg

Uma quadrilha liderada por um empresário de informática está sendo desarticulada por meio de uma operação do Ministério Público da Paraíba nesta quinta-feira (11). Segundo o MPPB, o esquema teria provocado um prejuízo de R$ 8 milhões aos cofres públicos do Estado entre 2006 e 2013.

Batizada de ‘Operação Windows’, a ação ocorre em todo o estado e está Cumprindo 23 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e 16 notificações para ouvir suspeitos de participação nos crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, estelionato e formação de quadrilha. As penas dos crimes somadas chegam a 18 anos de reclusão.

Uma investigação da Receita Estadual e Promotoria de Justiça Criminal de Combate à Sonegação Fiscal, em oito anos, a organização criminosa liderada pelo empresário do ramo da informática estaria utilizando 13 empresas, sendo a maioria como ‘laranjas’, com alternando em nas vidas úteis, vez que encerravam as atividades, quando extrapolavam os valores dos impostos estaduais sonegados.

Segundo a Receita, isso frustrava o recebimento da receitas pelo Estado, que se vê impedido de recuperá-las, porque os ‘laranjas’ são totalmente desprovidos de recursos financeiros e patrimoniais.
A operação envolve a participação de dez promotores de justiça, 58 auditores fiscais estaduais, 19 equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar do Estado da Paraíba e quatro delegados da Polícia Civil.

Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *