Energisa tem prejuízo de R$ 8 mi com “gatos”

Desvios clandestinos de energia elétrica causaram um prejuízo de arrecadação de R$ 8 milhões na Paraíba nos últimos 12 meses, segundo a concessionária Energisa. O órgão iniciou na quarta-feira (14) uma ação de combate ao furto de energia e pretende apurar suspeitas de fraudes em cinco mil unidades consumidoras no estado.
A ação do Departamento de Medição e Combate a Perdas (DMCP) da distribuidora de energia começou pelo município de Sousa, no Sertão paraibano. A escolha, conforme o órgão, foi baseada em dados técnicos que apontaram índice alto de desvio de energia na região. Até a manhã desta quinta-feira (15), cinco proprietários de unidades de consumo foram autuados.

A Energisa calcula que nos últimos doze meses, apenas em Sousa, houve desvio de cerca de 15 GWh. A quantidade seria suficiente para ‘alimentar’ a cidade inteira por um mês e meio, conforme a distribuidora. Em toda a Paraíba, a perda acumulada seria de 104 GWh, causando o prejuízo milionário de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o estado.

Participam da operação 25 equipes da DMCP apurando fraudes que estariam provocando ainda, além dos prejuízos financeiros, queda de qualidade no fornecimento de energia elétrica e sobrecarga do sistema elétrico estadual. Além da cobrança pelos valores desviados, os responsáveis pelas fraudes podem responder a processo por crime contra o patrimônio.
Com G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *