Equipes de Atenção da Básica do Estado da Paraíba são premiadas pelo PMAQ

As equipes de Atenção Básica de 221 municípios da Paraíba vão ser premiadas pelo alto padrão de qualidade no atendimento à população que busca o serviço público de saúde. A medida faz parte do PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Para a ação, o Ministério da Saúde vai destinar mais de 59 milhões de reais.

O programa tem como objetivo estimular a qualidade na assistência básica de saúde. A partir da adesão ao PMAQ, as equipes passam a receber vinte por cento do recurso total e, de acordo com o desempenho, vão poder perder o incentivo, mantê-lo ou amplia-lo para sessenta ou cem por cento. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, ressalta que o investimento é mais uma medida de aprimoramento do atendimento aos usuários do SUS.

“Exatamente para buscar ajudar o município, qualquer município, qualquer tamanho de município, a melhorar a saúde, o atendimento à população, os cuidados com as pessoas que têm doenças crônicas, o atendimento mais perto das casas das pessoas, que é reforçar a atuação na Atenção Básica”, afirma Alexandre Padilha.

Este ano, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica foi ampliado para todas as equipes que atuam nos serviços essenciais à saúde, incluindo as equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Além disso, o programa contempla também os Núcleos de Atenção à Saúde da Família e os Centros de Especialidades Odontológicas. Todas essas equipes e serviços poderão ser habilitados para participar do programa e receber os recursos. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br

com de olho no cariri

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *