EUA: carta com substância mortal é enviada para Obama

Senador norte-americano também recebeu envelope com substância letal

O Serviço Secreto dos EUA interceptou nesta quarta-feira (17) uma carta endereçada ao presidente do país, Barack Obama, que continha uma “substância suspeita”, identificada posteriormente como ricina, que pode matar. Esse é o mesmo material encontrado ontem em um envelope destinado a um senador republicano.

O porta-voz do Serviço Secreto, Ed Donovan, disse que o envelope de hoje foi encontrado durante uma triagem de cartas em um escritório localizado fora da Casa Branca, a residência oficial do mandatário americano em Washington. A carta foi recebida na terça-feira (16).

De acordo com Donovan, o escritório onde ocorreu a triagem é distante da Casa Branca.

— Esse posto rotineiramente identifica cartas ou encomendas que requerem uma segunda triagem ou até um teste científico antes de serem entregues [ao presidente].

Donovan declarou ainda que o Serviço Secreto está trabalhando na investigação juntamente com a polícia do Capitólio (prédio do Congresso) e com a polícia federal (FBI).

Após o comunicado de Donovan, o FBI divulgou que testes preliminares indicava, a presença do veneno ricina na carta enviada para Obama.

A carta foi descoberta um dia após um envelope com a mesma substância letal ter sido enviado ao senador republicano por Mississippi Roger Wicker.

O veneno foi detectado durante uma inspeção de rotina em uma dependência externa do prédio do Congresso. A carta não chegou ao gabinete de Wicker no Capitólio, assinalou um colaborador, citando o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, que o informou sobre o incidente.

Roger Wicker é um republicano eleito pelo Estado do Mississipi, considerado um político de baixo perfil, que não está especialmente envolvido nos sensíveis debates sobre a reforma migratória ou sobre o porte de armas.

As tensões se agravaram na capital norte-americana e em todo o país desde a tarde de segunda-feira (15), quando uma dupla explosão ao final da Maratona de Boston matou três pessoas e deixou 176 feridos.

Segundo autoridades policiais e o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, não há indícios de que as cartas enviadas para Obama e para o senador Wicker tenham relação com o atentado em Boston.

Senador recebe envelope com ricina – Autoridades norte-americanas interceptaram ontem uma carta enviada que continha a substância letal ricina. A Polícia do Capitólio, o FBI e outras agências investigam o caso.

A carta foi postada em Memphis, no Tennessee, e não tinha remetente, disse o sargento do Senado, Terrance Gaines, em mensagem de alerta aos senadores.

— Funcionários do Senado devem ficar vigilantes ao lidar com todas as correspondências.

Membros do Senado foram avisados por ele sobre o incidente durante uma reunião sobre as explosões ocorridas em Boston com o diretor do FBI, Robert Mueller, e a secretária de Segurança Interior, Janet Napolitano.

Vários senadores disseram a repórteres que o incidente lembrou os ataques com antraz após os atentados com aviões sequestrados contra as torres do World Trade Center e o Pentágono em 11 de setembro de 2001.

“Não sei se é uma coincidência. É muito cedo para dizer. Não sabemos o suficiente sobre Boston”, disse o senador Richard Durbin, o segundo principal democrata no Senado.

Vários senadores afirmaram que todo o serviço de correspondências do Senado foi interrompido e que postos de correios no Capitólio foram fechados por precaução. Eles disseram que estavam entrando em contato com seus escritórios estaduais, onde normalmente as cartas não são examinadas, para assegurar que as precauções estavam sendo postas em prática.

Eles disseram que tinham conhecimento de apenas uma carta interceptada com ricina.

Não ficou imediatamente claro se Wicker havia participado da reunião com Mueller e Napolitano, que foi aberta a todos os senadores de ambos os partidos.

Uma porta-voz de Wicker afirmou que qualquer informação sobre o assunto deve ser tratada com a polícia do Capitólio, que não pôde ser contatada imediatamente.

A ricina é um veneno letal encontrado naturalmente em mamona.

R7

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *