Folia de rua começa nesta sexta-feira no ponto cem réis

f64aab9f8fdd8e097a4333326805cde6.gif

Começa oficialmente nesta sexta-feira (2) a programação do Folia de Rua, em João Pessoa, que comemora 31 anos de história. A abertura acontece, a partir das 18h, no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital, com a cantora paraibana Elba Ramalho. Além dela, quem também se apresenta é a orquestra de frevo Splok. Nesse primeiro dia desfilam sete blocos carnavalescos, cada um em uma concentração diferente. Alguns deles têm como dispersão o local onde ocorre a abertura, que está sendo preparado. Esquemas de trânsito e de segurança para atender a população também foram preparados.

Elba Ramalho abre o Folia de Rua trazendo um repertório que passeia pelos sons que embalam blocos e desfiles do Brasil, como o frevo e axé. “A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente nesta sexta (2) porque Elba é um grande nome”, frisou o presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato Batista (mais conhecido por Bola). Além disso, este ano a novidade é a presença de grupos de cultura popular tanto da Capital quanto de Olinda que estarão realizando apresentações nos blocos da cidade. “João Pessoa também estará mandando alguns grupos para Olinda para se apresentar. É uma troca de culturas”, frisou Bola.

Os órgãos de trânsito, segurança, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal da Capital prepararam um esquema para atender aos foliões que irão acompanhar ou brincar nos blocos durante a abertura do Folia de Rua e nas prévias carnavalescas. Para os desfiles que ocorrem na Via Folia, a Avenida Epitácio Pessoa, o ponto de apoio de concentração de todos os órgãos é no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar. A Polícia Militar vai empregar efetivo distribuído em equipes a pé, motorizadas, além de monitoramento eletrônico feito por drones. A ‘Operação Carnaval’ começa hoje e termina na quarta-feira de Cinzas.

Pontos facultativos

Por conta dos festejos de Carnaval, Prefeitura Municipal de João Pessoa fará alterações no expediente da administração municipal. No próximo dia 8, o expediente será a tarde, a partir do meio-dia até às 18h, em virtude do desfile do bloco Muriçocas do Miramar, programado para o dia 7. Já nos dias 12 e 13 o ponto será facultativo nas repartições municipais. No dia 14, o expediente terá início às 14h.

Saúde. A Secretaria de Saúde de João Pessoa estará com todos os hospitais de porta aberta funcionando normalmente. Nas ruas, haverá equipes do Samu com unidades básicas, avançadas e motolâncias que farão a primeira assistência. Estarão com reforço as três unidades de Pronto Atendimento (Upas) e o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity, cerca de 200 profissionais de saúde atuando por plantão.

No Samu, serão 11 médicos e 13 enfermeiros trabalhando todos os dias. Equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Seção ISTs, Aids e hepatites virais,farão atividades preventivas. Já o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba definiu um esquema para cada desfile dos blocos de grande arrasto.

Trânsito

Para garantir o menor transtorno possível ao tráfego de veículos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai utilizar o sistema de bloqueio gradativo, sendo feitos apenas durante a passagem dos blocos e liberados logo em seguida. A ação será adotada tanto para o Folia de Rua quanto para os desfiles que acontecerão na Epitácio Pessoa, na Via Folia, e ainda nos bairros onde há desfiles.

 

Paraíba Informa
com Aline Martins e Katiana Ramos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *