Governo Federal destina R$ 19 bilhões para combater os efeitos da seca no Nordeste

O governo federal destina R$ 19 bilhões para obras estruturantes, programas de assistência técnica e social e financiamento da produção agropecuária, construção de barragens, perfuração e recuperação de poços, para reduzir os impactos da seca que atinge a regiões Nordeste do Brasil e Setentrional de Minas Gerais. Também o número de carros-pipa no país deve passar de 4,9 mil para 6.170 veículos.

As informações foram prestadas pelo secretário Nacional da Defesa Civil do Ministério da Integração, Humberto Viana e pelo diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, durante o programa Brasil em Pauta na terça-feira (14), transmitido pela NBr, canal de TV do Poder Executivo Federal.

O governo federal flexibilizou as regras de repasses dos recursos que se destinam a dar respostas imediatas e promover ações preventivas e de convivência com a seca, informa Humberto Viana. “Mas a fiscalização é uma exigência, assim como a contrapartida dos Estados e Municípios e qualquer irregularidade na aplicação dos recursos será punida exemplarmente”, acrescentou.

Nas verbas estão incluídas operação carro pipa, milho subsidiado, bolsa estiagem, linha de crédito, PAC prevenção, maquinário e outras medias de socorro e assistência para aqueles que sofrem com a seca.

Com Portal Planalto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *