Jovem professor realiza encontro de capoeiristas em Assunção

WhatsApp-Image-2017-11-07-at-23.50.07.jpeg

Aconteceu em Assunção no último final de semana, 4 e 5 de novembro, um encontro de Roda de Capoeira promovido pelo jovem professor de capoeira Augusto que também faz parte do Grupo Umbutus. O Evento contou com a presença de capoeiristas das cidades de Juazeirinho, Soledade, Taperoá, Teixeira, São Vicente, Campina Grande, Lagoa Seca, Patos, Araçagi, Gurjão, Serra Branca e São José dos Cordeiros.

Nossa redação entrou em contato com o organizador do encontro: “Começou no sábado com aulas com o contra-mestre pantera, contra-mestre Tibério e o mestre Joseilto, todos de Campina grande no Ginásio Poliesportivo às cinco horas da tarde e foi até oito horas. Aí a galera toda para finalizar com uma grande roda de capoeira desceu para  praça e finalizou às nove e meia da noite. No domingo começou às nove e meia da manhã com uma roda de professores e contra-mestres e mestres. Depois foi a entrega de cordas com batizado e trocas de graduação dos meninos de Assunção”.

Segundo Augusto, participou do evento capoeiristas de 8 anos até 74 anos de idade. O evento não teve apoio da Prefeitura da cidade de Assunção, apenas do comércio local. A falta de apoio do poder público é um dos maiores problemas que o grupo de Capoeira enfrenta atualmente na cidade.

A Roda de Capoeira é uma expressão original da cultura negra brasileira. Além de ser um Patrimônio Cultural Brasileiro reconhecido pelo Iphan, a Unesco também reconhece a roda de capoeira como um Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *