Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA recebe Prêmio Internacional

labeco.jpg

O Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG foi uma das 22 instituições que foram homenageadas, na última sexta-feira (17), em Brasília, pelo Prêmio Internacional DrylandChampions, promovido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A premiação ocorreu na comemoração do “Dia Mundial da Desertificação” e contemplou as instituições que se destacaram com projetos no Semiárido.

O projeto premiado do LAEB foi “Estratégias para Recuperação do Meio Degradado em Mata Ciliar na Caatinga: Subsídios para a Conservação e a Sustentabilidade dos Recursos Naturais no Semiárido Paraibano”.

O Programa DrylandChampions é destinado a homenagear as atividades das pessoas e (ou) organizações e empresas que fazem uma contribuição prática ao Manejo Sustentável de Terras. Sob o lema DrylandChampions “Eu sou parte da solução”, a iniciativa centra-se em primeiro lugar, sobre as pessoas, o seu empenho e esforços para melhorar as condições de vida das populações e das condições dos ecossistemas afetados pela desertificação e a seca.

A professora Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do LAEB e do projeto premiado e ainda líder do Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido, ressaltou a importância desse prêmio como reconhecimento das ações que vem sendo edificadas pelo seu grupo dentro do contexto da Semiaridez brasileira.

“Necessitamos ampliar as boas práticas voltadas para o cenário regional e isso se faz urgente dentro da agenda de atividades humanas, as quais devem se encontrar centradas no desenvolvimento, sem jamais, esquecer os preceitos da sustentabilidade – é necessário vivenciar a região e ressaltar as suas potencialidades”, destacou a professora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *