Mar ficou agitado e provocou grandes ondas em parte do litoral paraibano

Ventos fortes e ondas altas atingem asfaltos e praças do litoral paraibano

 

O mar ficou agitado e provocou grandes ondas em parte do litoral paraibano. O fenômeno foi registrado nesta terça-feira (12), nas praias de Manaíra,Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa, e Baia de Traição, Litoral Norte.

Os navegadores devem ficar em alerta para os ventos fortes e a agitação marítima que vêm sendo registrados nas praias paraibanas. A ressaca do mar provoca ondas de cerca de 2 metros.

Na Baia da Traição, os moradores ficaram assustados com a força do mar. Praças foram inundadas e as águas atingiram ruas da cidade. Moradores disseram que alguns barcos que estavam atracados, não suportaram os ventos fortes e viraram. Ninguém ficou ferido.

Na praia de Manaíra, na Capital, ondas violentas chegaram até o asfalto. Apesar de ser um espetáculo bonito de se ver, a ressaca provocou susto em pessoas que estavam no local e transtornos aos motoristas e comerciantes.

A ressaca é a chegada de ondas violentas à costa e começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral.

Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar – há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.

Uma das ruas alagadas na Baia da Traição

Fonte: Portal Correio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *