Mobilizador do Selo Unicef de Assunção fala sobre a importância de conquistá-lo para o município

40424769_2321774407849340_2010761155202514944_n.jpg

A cidade de Assunção está buscando a conquista do Selo Unicef 2017-2020, assim, as primeiras medidas e ações foram realizadas. Na última quarta-feira (29/08) foi realizado o Fórum Comunitário do Selo Unicef onde foi apresentado a Comissão Intersetorial, a metodologia e o NUCA – Núcleo de Cidadania e Adolescentes.

Nossa redação entrou em contato com Mauricio Manoel que é Mobilizador. Ele destacou que a importância do Selo se dar para reduzir desigualdades, garantir os direitos das crianças e adolescentes e fortalecer políticas públicas para infância e adolescência.

Perguntamos também sobre o NUCA:

“Núcleo de Cidadania de Adolescentes é um grupo composto por, no mínimo, 16 adolescentes ( 8 meninas e 8 meninos) que se organizem em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal, que é comprovada por meio do U- Report Brasil, plataforma de consulta a adolescentes e jovens via Facebook, Twitter ou SMS www.ureportbrasil.org.br. os adolescentes com perfil residentes na cidade ou localidades próximas, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações, entre outros coletivos devem compor o núcleo. E promover uma agenda contínua de participação até 2020 onde acontece a certificação do Selo.”.

Mauricio também falou sobre sua função como Mobilizador do Selo Unicef em Assunção:

“Sou um agente público, responsável pela mobilização do Selo Unicef edição 2017-2020 e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) no município, apoia os adolescentes, articula as ações com as diversas instituições do município, diálogo com as redes, movimentos e grupos de adolescentes e jovens da cidade.

Percebi que durante as capacitações para o selo me deparei com Ns perguntas se de fato eu seria a pessoa certa para ser mobilizador, e refleti toda minha experiência, vivência e contribuição durante todo esse tempo a minha querida Assunção, e vi que seria mais uma oportunidade de querer contribuir ainda mais para garantir e alcançar bons resultados, por fim na organização do I Fórum Comunitário me veio mais uma resposta que expresso de forma feliz ” Há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração!” ( Milton Nascimento).”.

Mauricio Manoel está coordenando o NUCA e é também Diretor de Cultura de Assunção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *