Mostra de Artes leva apresentações culturais de alunos da rede municipal à Praça Getúlio Vargas

V_Mostra_Centro_Artes-1_g.jpg
O Centro de Arte e Cultura Escolar, com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura, realizou, na quarta-feira (26), a V Mostra de Arte e Cultura Escolar, na Praça Getúlio Vargas.
 
O evento, que contou com a participação de 10 escolas dos bairros do Renascer e Centro, e cerca de 300 alunos, trouxe 14 apresentações, dentre violão, canto, flauta, dança do ventre, dança popular e contemporânea. O evento teve como objetivo aproximar a comunidade do Centro de Artes, mostrando os resultados alcançados dentro do período letivo. 
 
“A realização da V Mostra em local aberto, além de expor os nossos resultados do período letivo, ainda busca incentivar novos alunos a ingressar no mundo da arte. Nós realizamos um trabalho de integração dos estudantes e comunidade com o universo cultural em vários campos artísticos, e viemos, através dessa Mostra, apresentar o nosso trabalho e, quem sabe, atrair novos alunos e candidatos a futuros artistas cabedelenses”, destacou a coordenadora do Centro de Artes, Marileide Lourenço. 
 
Para o secretário de Cultura Walmarques Júnior, o grande destaque desse trabalho é a valorização da cultura local, mantendo acesa a chama da tradição.
 
“A melhor forma de trabalhar cultura é dentro das escolas, valorizando as nossas tradições. E este trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Centro, principalmente através do coco de roda e da ciranda, ajuda a manter viva a tradição e a valorização da nossa cultura, que, normalmente, é feita por populares”, pontuou. 
 
Entre os alunos que participaram da Mostra, apesar do nervosismo, a sensação era de satisfação pelo aprendizado e também por poder estar protagonizando o evento.
 
“Essa foi a primeira vez que me apresentei em público. Fiquei um pouco nervoso, mas deu pra tocar. Os outros colegas também foram muito bem.”, disse Thiago Florentino, 12 anos, aluno da oficina de flauta.
 
“Gostei muito, achei interessante porque atrai e mostra as pessoas o que o Cabedelo tem”, completa Sandriely Dornelas, 13 anos, aluna de escola convidada para apresentação de dança popular.
 
Matrículas abertas – O Centro de Artes e Cultura escolar oferece vagas para as oficinas de violão, canto, flauta doce, percussão, baixo, dança do ventre, teatro, artes visuais, dança popular e contemporânea. 
 
As matrículas para o período letivo de 2017 já foram iniciadas e seguem até o final de janeiro ou até fecharem as turmas. As inscrições são abertas à comunidade cabedelense, bastando apenas comparecer à sede do Centro das 8h às 12h; e das 13h às 17h, com cópia do RG ou registro de nascimento para menores de 18 anos, uma foto 3×4 e comprovante de residência.
 
Os trabalhos desenvolvidos no Centro de Arte e Cultura são abertos e gratuitos, voltados para toda comunidade cabedelense, com foco na rede municipal de ensino. O Centro funciona nos horários diurno e noturno, com aulas em ritmo de oficinas diversificadas.
 
Além da dança do ventre, lá ainda são oferecidas aulas de dança popular, técnica vocal e canto, violão, guitarra, flauta, artes cênicas e artes visuais.
 
Atualmente, o corpo docente do Centro é formado por uma equipe multidisciplinar de nove profissionais.
 
O Centro de Artes está localizado à Rua Presidente João Pessoa, nº 127, Centro (casarão antigo após o Terminal Pesqueiro). 
 
Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *