Número de mortes no trânsito cai 14% na Paraíba, diz polícia; 277 pessoas morreram este ano no estado

O número de mortes no trânsito caiu 14% nos meses entre janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado na Paraíba. Enquanto em 2012 foram registrados 321 óbitos em acidentes, em 2013 este número caiu para 277, de acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário, Paulo Sergio, a redução na mortalidade no trânsito é resultado de mudanças feitas na Lei Seca e do maior rigor da fiscalização. Mesmo assim, ele explica que o consumo de álcool ainda é a principal causa de acidentes no trânsito, mas que, com as punições mais severas, os infratores também ficaram mais inibidos.

Outro problema apontado pelo comandante é o grande número de pessoas que conduzem veículos de forma irregular, dentre elas os motociclistas, que representam até 60% dos acidentados de trânsito. Muitos deles não têm carteira de habilitação ou permissão para dirigir, não gostam de usar capacetes e não respeitam as leis de trânsito. “A situação é ainda pior na zona rural, onde a moto passou a ser usada na lavoura, ocupando o lugar do transporte sob animais”, observa o comandante.

 

Com G1 PB

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *