Paraíba deve vacinar um milhão de animais contra febre aftosa

Criadores de bovinos e suínos da Paraíba podem vacinar seus animais contra a febre aftosa, de forma gratuita, até o dia 31 deste mês. A vacina pode ser solicitada à Secretaria de Agricultura de todos os municípios do estado. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), o rebanho paraibano era composto por um milhão e trezentos mil animais antes da seca. O levantamento dos sobreviventes será feito, exatamente, após a vacinação, mas a Sedap calcula que o número tenha caído para aproximadamente um milhão de animais. A meta é vacinar todos eles.

Também serão disponibilizados viaturas, técnicos agrícolas e equipamentos para atender os criadores. Para solicitar esse apoio, é necessário fazer um cadastro, comparecendo às sedes das Secretarias de Agricultura de cada município.

O prazo para a notificação da vacinação à Defesa Agropecuária vai até 10 de junho, em todo o estado. Em Campina Grande, os criadores devem comparecer ao escritório da Secretaria de Agricultura do Estado, no Parque de Exposição do Ligeiro. Em João Pessoa, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor.

A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta bovinos e suínos. O vírus pode ser transmitido através da baba do animal e por contato indireto com sangue contaminado ou através de alimentos, água, ar e pássaros.

Com G1 PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *