Paraíba recebe novo medicamento ‘3 em 1’ para o tratamento da Aids

medicamentostresum16012015.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (15), 2.450 frascos do medicamento ‘3 em 1’, usado no tratamento para pacientes portadores do vírus HIV. A dose tripla combinada, composta pelos remédios Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), poderá dar mais qualidade de vida aos soropositivos. A quantidade do medicamento enviada para o Estado beneficiará, aproximadamente, 500 pessoas durante quatro meses.

O uso do medicamento ‘3 em 1’ está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com Aids do Ministério da Saúde como tratamento inicial, ou seja, aquelas pessoas que ainda começarão a ser tratadas. A redução dos três medicamentos para apenas 1 comprimido propicia a fácil ingestão e boa tolerância pelo paciente.

Uma vez diagnosticado que o usuário está infectado pelo vírus HIV, ele será acompanhado nos serviços de referência, onde os médicos, com base no Protocolo Clínico de Tratamento, conduzirão os procedimentos adequados, dentre eles a prescrição do remédio, que será entregue pela Unidade Dispensadora de Medicamentos (farmácia).

Na Paraíba, existem nove Unidades Dispensadoras de Medicamentos: Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa; Hospitais Universitários de João Pessoa e de Campina Grande; Serviço de Atendimento Especializado de Cabedelo, Campina Grande, Santa Rita e Patos; e as 9ª e 10ª Gerências Regionais de Saúde, em Cajazeiras e Sousa, respectivamente.

Tratamento gratuito

Os serviços que oferecem o tratamento de forma gratuita no Estado são:

Em João Pessoa, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga; o Hospital Universitário e o Centro de Aconselhamento e Testagem Municipal;

Em Campina Grande, o Hospital Universitário e o Centro de Aconselhamento e Testagem Municipal;

Em Patos, o Centro de Aconselhamento e Testagem Municipal.

Portal Correio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *