Pela primeira vez em sua história, Coxixola poderá ter três candidatos a prefeito

coxixola_eleições.jpg

Entre as menores cidades do Brasil, Coxixola localizada na microrregião do Cariri Ocidental, tem sua população estimada pelo IBGE em 1.802 habitantes e é a típica cidade do interior que respira política durante todo o tempo.

A cidade emancipou-se de Serra Branca em 1994 e nessas duas décadas teve apenas dois grupos comandando os destinos do seu povo. O atual prefeito Givaldo Limeira e o ex-prefeito Nelson Honorato foram nesse tempo as duas maiores lideranças do município. Givaldo como atual prefeito é candidato a reeleição, já o grupo capitaneado pelo ex-gestor Nelson Honorato ainda não se declarou sobre 2016.

nelson-e-givaldoAlém dessas lideranças tradicionais do município, novas forças vão surgindo assim como tem acontecido em várias cidades da região do Cariri. Em alguns desses municípios essas novas lideranças tem aproveitado a constante vontade de mudança da população e conseguido surpreender nas urnas.

Pela primeira vez na história de Coxixola poderá haver uma terceira via disputando as eleições municipais. Alguns aliados das duas tradicionais lideranças chegam a ter vontade de concorrer de forma autônoma o pleito, mas ao longo dos anos para essas possíveis revelações políticas foi mais fácil apoiar as chapas tradicionais, o que parece não ser o caso do jovem Valmir Oliveira, mas conhecido como Valmir de Lagoa de Cima (Foto abaixo).

valmirProfessor, bem relacionado entre lideranças comunitárias e os populares, Valmir tem demonstrado nos bastidores uma forte tendência a colocar mais uma opção nas urnas coxixolenses em 2016. Filiado ao Partido dos Trabalhores (PT), Valmir começou a chamar atenção das lideranças do município quando nas eleições 2012 apoiou basicamente sozinho a candidatura do Deputado Federal e seu padrinho político, Luiz Couto, e assim conseguiu uma transferência de votos que chegou a superar a votação de outros deputados apoiados pelas lideranças tradicionais do município.

De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem junto a lideranças estaduais do Partido dos Trabalhadores a legenda tem a intenção de colocar o máximo de candidaturas a prefeito em 2016, e Coxixola seria uma cidade que compõe a lista do partido através do nome de Valmir Oliveira. Inclusive essa candidatura teria o empenho pessoal do Deputado Federal Luiz Couto (PT).

Nossa reportagem esteve em contato com Valmir Oliveira. Ele disse que o momento é de discutir os problemas e desafios que a cidade de Coxixola enfrenta, mas que o debate eleitoral será colocado abertamente nos próximos meses, porém não descartou a possibilidade de disputar o pleito fazendo história e levando pela primeira vez uma terceira candidatura as urnas de Coxixola.

Paraíba Informa / paraibamix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *