Potencial Turístico, Cultural e de Esportes Radicais no Município de Salgadinho

WhatsApp-Image-2017-11-06-at-11.36.27-1.jpeg

Salgadinho é um município no estado da Paraíba localizada na microrregião do Cariri, à 258 Km da Capital, ligada pela BR 230, tendo acesso pela PB 238. A cidade dispõe de grande diversidade geográfica, conhecida por ser rica em minério, é uma das únicas cidades do mundo que possui a preciosa turmalina Paraíba. Contudo a pequena e pacata cidade também vem enchendo olhares de turistas por outros motivos.

Entre os seus principais pontos turísticos podemos encontrar uma variedade de quatro sítios arqueológicos mapeados até o momento, com pinturas e gravuras rupestres, além de ferramentas feitas de pedras as quais os homens primitivos utilizavam para preparem alimentos, caçarem e se defenderem.

Segundo Fernandes, “a arte rupestre é considerada o único vestígio deixado de forma consciente e voluntariamente pelos homens pré-históricos. Ela representa os mais expressivos registros do comportamento humano sobre as relações com o meio natural”. Além dos valiosíssimos sítios arqueológicos podemos nos deparar com uma manjara de engenho que segundo a população local estima-se ser do início do século XX.

Outro ponto que vem se fortalecendo cada dia mais são os esportes radicais. Entre eles temos a prática do rapel na sua ponte férrea que é a mais alta do nordeste com seus 45 metros de altura e mais de 190m de comprimento apresenta uma linda vista e um excelente local para o esporte. Além disso, sua serra da viração atrai os skatistas e suas trilhas por entre serras motoqueiros e jipeiros. É um ótimo lugar para se visitar para quem curte uma dose de adrenalina.

O atual prefeito Marcos Antônio Alves, vendo o potencial turístico que o município dispõe, ofereceu gratuitamente, pela prefeitura municipal de Salgadinho, para os jovens locais um curso básico de rapel, assim os mesmos já podem adquirir um mínimo de experiência e no futuro estarem ganhando dinheiro com tal esporte que atrai turistas de vários locais.

Para quem aprecia o turismo religioso, temos os cruzeiros em cada localidade e as festividades locais. Ficou interessado? Entre em contato com o guia de ecotrilhas com Joselito Fernandes por meio do telefone (83) 99829-4303.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *