Prefeitos debatem implantação de aterros sanitários

Prefeitos do Cariri e Agreste paraibano participaram ontem, de uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (AMCAP), para debater a construção de aterros sanitários, considerando que a partir de 2014, de acordo com a lei federal 12.305/2010, os lixões não serão mais permitidos. A lei também estabelece penalidades pelo seu descumprimento. Os espaços onde são feitos os descartes diários terão de ser substituídos efetivamente pelos aterros sanitários.

Prefeitos e representantes dos municípios de Queimadas, Boqueirão, Aroeiras, Barra de Santana, Cabaceiras, Fagundes, Riacho de Santo Antonio, Caturité, Gado Bravo, Alcantil, Barra de São Miguel, Caraúbas, Santa Cecília, São Domingos do Cariri e Barra de Santa Rosa, além do gerente do escritório do Sebrae em Campina Grande, João Alberto de Miranda, e técnicos da AMCAP, estiveram reunidos com uma empresa, que propôs a construção de um aterro sanitário consorciado, para que dessa forma, os curtos não fiquem tão elevados e as cidades, cumpram o que determina a legislação.

“Esses municípios são muito próximos um do outro, isso colabora para que a forma consorciada seja viável. Com esse modelo, será possível reduzir em até 30% os custos”, afirmou o diretor da empresa, Sebastião Araújo.

A empresa ficaria responsável por realizar o projeto a ser enviado ao Governo Federal. Nele irá constar um diagnóstico de cada município, com a produção diária do lixo, um plano de ação, e orientação de como proceder para instalação do aterro consorciado.

Durante o encontro foi lançada uma proposta para que os municípios utilizem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Oriental (Ciscor) para viabilizar a implantar do aterro consorciado. “O Ciscor já existe, e atua atendendo a demanda dos municípios com especialidades médicas. Como o lixo é uma questão de saúde pública, o Ciscor também poderá ser utilizado para que as cidades tenham esse consórcio de aterro sanitário”, afirmou o secretário executivo do Ciscor, Luz Carlos Gomes de Lira.

Com Ascom
Giovannia Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *