Prefeitura de Campina Grande confirma viagens da Locomotiva Forrozeira para o Maior São João do Mundo

Locomotiva-forrozeira-em-Galante1.jpg

O coordenador do Maior São João do Mundo, Temi Cabral, confirmou nesta sexta-feira, 27, que todas as viagens da Locomotiva Forrozeira, tradicional passeio de trem realizado entre Campina Grande e o distrito de Galante, serão mantidos durante os festejos juninos. O anúncio foi realizado após os contatos e negociações, realizadas pelo prefeito do município, Romero Rodrigues, para evitar o cancelamento da atração.

Como não há condições de trafegar pelos trilhos, que necessitam de manutenção e estão cobertos pela vegetação, os vagões do trem serão transportados em carretas, pela BR 230, de João Pessoa até Campina Grande. Já o trecho de Campina Grande até Galante passará por serviços de reparo e limpeza.

A decisão por transportar os vagões foi tomada após a confirmação de que o trecho entre João Pessoa e Campina Grande estava impossibilitado para o tráfego do trem, não havendo tempo suficiente para fazer todos os reparos necessários até o período do evento. Segundo Temi Cabral, nas atuais condições o trem não poderia sair de João Pessoa e manter o percurso até Campina Grande.

“Foi encontrada uma alternativa para evitar que o tradicional evento fosse cancelado. Após fazer o transporte em carretas, os vagões serão recolocados nos trilhos já no trecho de Campina Grande”, disse Temi. Pelo acordo, firmado com a Prefeitura de Campina Grande, o transporte dos vagões será realizado e custeado pela empresa Transnordestina, atual responsável pelas linhas ferroviárias da Paraíba, cuja sede fica no Ceará.

Para garantir a segurança dos passageiros, durante as viagens realizadas no período junino, equipes trabalharão na limpeza e manutenção da ferrovia. Conforme a Prefeitura Municipal, para essa manutenção será necessária a troca de cinco mil bases de madeira que são utilizadas para sustentação dos trilhos de ferro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *