Programa de ajuda aos endividados começa na 2ª em JP

70b3b26343091a3e5adce783c42e92ad.jpg

Começa na próxima segunda-feira o PróEndividados, o programa de conciliação, solução e tratamento do superendividamento em parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Energisa e Unipê. As audiências serão realizadas no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital, e seguem até o dia 4 de novembro. O objetivo é reduzir o endividamento da população. De acordo com pesquisa da Fecomércio, em outubro, 80,72% dos consumidores da Região Metropolitana de João Pessoa possuem algum tipo de dívida voluntária (parcelamentos de cartão de crédito, cartão de loja, cheque especial ou outro financiamento).

Tendo em vista esse cenário, cerca de 50 mil pessoas da capital foram convidadas para participar do programa. Os clientes chamados são os que possuem duas ou mais faturas pendentes e têm os seus dados pessoais incluídos em serviços de proteção ao crédito. Aqueles que têm pendências com a Energisa vão receber uma correspondência/notificação informando a data da audiência e o valor do débito com a distribuidora, que poderá ser negociado em condições especiais.

Conforme a pesquisa, os consumidores apresentaram, em média, 48,24% de comprometimento de sua renda mensal com pagamento de dívidas em outubro, o que representa um leve decréscimo de 0,59p.p se comparado ao do mês anterior.

A ação tem o objetivo de facilitar e resolver as pendências de diversos consumidores que se encontram em situação de inadimplência, prestes a sofrer interrupção no fornecimento de energia. A última edição do programa aconteceu em Cajazeiras, que convocou cerca de dois mil clientes para negociação. No somatório de suas edições, o projeto contabiliza mais de quatro mil clientes que negociaram suas dívidas.

Principais dívidas

Paraíba Informa
Celina Modesto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *