Quatro municípios do Cariri participam da programação da semana de Museus

cabaceiras.jpg

Pelo menos 13 municípios da Paraíba vão participar da 13ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) e que acontece de 18 a 24 de maio em todo o país com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

O INSS Cultural, localizado no Centro de João Pessoa, por exemplo, vai contar com uma programação gratuita com exposição, palestras, oficina, mostra de cinema e visita guiada durante o período do evento. A abertura vai ser na segunda-feira (18), às 16h, na Galeria de Artes do INSS Cultural, com a exposição “Nordestinos”. Serão apresentadas obras do artista plástico Antônio Cláudio Massa com curadoria assinada por Bertrand Martins.

No museu da Fundação Casa de José Américo, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, serão realizadas quatro palestras sobre os temas “Patrimônio x Memória” e “A sustentabilidade e a cultura da memória”. Os palestrantes vão ser Damião Ramos Cavalcanti e Cristina Evelise.

Na capital, também participam do evento o Arquivo Afonso Pereira, o Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, o Museu da Casa do Artista Popular Janete Costa, o Museu da Cultura Popular Paraibana, o Museu José Lins do Rêgo e o Museu Vivo Olho do Tempo.

Um dos destaques da programação em Campina Grande é um desfile vai acontecer na manhã de abertura do evento no Largo do Museu do Algodão. Na ocasião, as modelos vão vestir peças de roupas, transformadas por meio da técnica de customização, que contam com elementos do patrimônio material, imaterial e ambiental de Campina Grande. O trabalho, intitulado “Mulheres de Aruze”, foi coordenado pela designer Renata Arnoud e desenvolvido na Comunidade de Santo Izidrio.

O Museu da História e Tecnologia do Algodão, o Museu Casa Aluizio Campos, o Museu de Arte Assis Chateaubriand, o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande e o Museu Vivo do Nordeste também integram a programação de Campina Grande.

Além de João Pessoa e Campina Grande, os municípios que fazem parte da programação da 13ª Semana de Museus são Areia, Bananeiras, Brejo do Cruz, Cabaceiras, Monteiro, Patos, Poço de José de Moura, Prata, Santa Luzia, São João do Rio do Peixe e Soledade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *