Rádio Entre Rios FM de Desterro comemora 18 anos com shows em praça pública no próximo fim de semana

IMAGEM-ENTRE-RIOSFM.jpg

Mês de Junho é mês de aniversário da Entre Rios FM, rádio comunitária da cidade de Desterro, Paraíba. Em 18 anos no ar a rádio comunitária leva através da Frequência Modulada (FM) música, informações que contribuem para cidadania, abrindo espaço para manifestações culturais, tradições e hábitos sociais da comunidade.

Para celebrar a data, uma grande festa foi organizada pela direção da emissora para comemorar os 18 anos dos trabalhos de radiodifusão na cidade.

A programação acontecerá durante os dias 10 e 11 de junho na Praça Sebastiana Leite, com início a partir das 20hs e contará com shows de 11 atrações.

Confira a Programação:

Sexta-feira (10) Tuninho e banda, Bonde das Tandinhas, Vip Martins, Feitiço de Menina, Tony Candido e Forró Pinga Nela.

Sábado (11) Bonde Sacana, Luan e Forró Massa, Banda  Acrópoles Club, Matias Matos, Gaviões da Serra e Puro Veneno.

A festa contará com uma grande estrutura de som e luz para receber os desterrenses e visitantes.

História:

No dia 17 de dezembro de 1997 entrava no ar na cidade de Desterro às 19 horas, a rádio comunitária Mix FM, operando em 93,5 MHz com sinal local.  A rádio fundada por um grupo de jovens: Laécio Medeiros, Manoel Almeida Sobrinho e José Cordeiro de Almeida, ambos primos.

A rádio funcionava á Rua Francisco Leite Ferreira no centro da cidade. Em abril de 1998 a rádio recebeu a visita que mudaria toda sua história, a visita do padre da cidade José Fernandes Leite, que bastante entusiasmado com o sucesso da rádio e tendo em  mente uma proposta de montar na cidade uma rádio comunitária,  fez a proposta aos jovens idealizadores do projeto de uma união para montar uma única rádio, tendo em vista o  conhecimento técnico dos seus fundadores.

No dia 8 de abril de 1998 a rádio mudou-se para o prédio da paróquia, localizado na Rua Cônego Florentino, centro da cidade ao lado da Igreja Matriz, onde funciona até hoje. Nesse período a rádio passou por várias mudanças e chegou a operar em 105,5 e depois em 103,5 MHz.

No dia 06 de julho de 1999 foi criada a Associação do Desenvolvimento Cultural de Desterro tendo como principal objetivo conseguir a tão sonhada ourtoga de funcionamento dada pelo Ministério das Comunicações, nesse mesmo dia a rádio passou ser se chamar Entre Rios FM, com o slogan “A vez e voz do povo” operando em 103,5 MHz.

Em 12 de agosto do ano 2000, a emissora recebeu a visita da Anatel que interrompeu o funcionamento da rádio e também o sonho dos seus idealizadores, lacrando todo equipamento da rádio.

A partir daí foi travada uma grande batalha na justiça para reabrir a emissora. No ano de 2001 uma liminar foi conquistada dando o direito de funcionando da rádio, obrigando os agentes da Anatel a liberar todo equipamento.

Mas em 06 de junho de 2002, a Anatel derruba a liminar e outra vez a rádio é obrigada a sair do ar.  Porém, através do então vereador Paulo Vamberto Leite, os membros diretores da emissora conseguiram o apoio do deputado federal Carlos Dunga que tinha uma grande atuação dentro do Ministério das Comunicações, que posteriormente passou pra bancada do então prefeito da época João Leite de Almeida, que manteve o pedido ao deputado de abrir a rádio.

Então no dia 19 de maio de 2003 sai a tão sonhada ourtoga e a emissora volta a funcionar, desta vez na frequência modulada de 104,9.  Mais tarde, posteriormente por conta de interferências com outras rádios da região foi mudada a frequência para 87,9 MHz.

Ao longo destes 18 anos passaram pela a direção da emissora: Pe José Fernandes Leite (in memória), o empresário João Correia,  Antônio Augusto, Cicero Cassimiro da Silva, em seguida o senhor Deckson Bezerra de Queiroz, que passou 12 anos à frente da rádio. No ano de 2010 assumiu a direção da radio a senhora Auricely Holanda que passou um período de 4 anos.

Atualmente a rádio é comandada por Cicero Cassimiro da Silva, Diretor Presidente, Eliano Rosa da Silva, Diretor Admirativo e Laécio Medeiros, Diretor de Programação.

Hoje a pesar da crise que a sola o rádio e a evolução da internet e redes sócias a Entre Rios FM continua sendo a rádio mais ouvida da região, como também a pioneira trazendo uma programação diversificada com programas de informações, músicas, interatividade com os ouvintes, programas religiosos e prestação de serviços à população.

 A Entre Rios FM conta com o apoio de entidades, associações, sindicatos, comércio, poderes públicos e o principal apoio que vem dos ouvintes que há 18 anos  se mantém fiéis a toda programação da rádio.

Em sua prestação de serviço à comunidade desterrense a Entre Rios FM 87,9 sempre procurou realizar um trabalho de comunicação alternativo, onde as pessoas possam ter vez e voz, valorizando assim as diversas expressões: cultural, econômica, política, esportivo e social; ajudando assim a desenvolver as potencialidades do município.

Texto: Hialisson Medeiros

Colaboração: Laécio  Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *