Ricardo exonera diretores da Cagepa e da Aesa

O governador Ricardo Coutinho fez ajustes em sua equipe. As mudanças foram em órgãos que gerenciam a água no Estado da Paraíba. Marcos Túllio Zírpoli foi exonerado da diretoria de Manutenção da Cagepa, nesta terça-feira (16). Nesta quarta-feira (17), Moacir Rodrigues foi exonerado da presidência da Aesa (Agência Executiva das Águas).

Essas exonerações têm implicações políticas. Marcos Zírpoli é concunhado do senador Cássio Cunha Lima. Para o lugar de Zírpoli foi nomeado José Motta, que já foi gerente regional da empresa em Patos. Zé Motta é sobrinho da atual prefeita de Patos, a ex-deputada estadual Francisca Motta (PMDB). Já Moacir Rodrigues é irmão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB).

José Motta ocupa a direção da Cagepa na cota do ex-senador Wilson Santiago, que passou a comandar o PTB na Paraíba e está se aliando ao governador. Motta também chega ao cargo com o aval da ex-presidente da empresa, Aracilba Rocha, atual secretária das Finanças do Estado.

Na diretoria da Aesa, Moacir Rodrigues foi substituído por João Vicente Machado Sobrinho, que ocupava uma diretoria da Cagepa. João Vicente que ocupava a diretoria de expansão da Cagepa assume a presidência da Aesa e seu substituto na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba é Leonardo Montenegro, servidor de carreira.

Nos bastidores, o nome de Moacir é tido como resreva técnica para uma eventual substituição na Secretaria de Interiorização, que tem sede em Campina Grande. Moacir deve se candidatar a deputado federal nas eleições do próximo ano, iocupando espaços de Romero, eleito no ano passado prefeito de Campina.

Recentemente nomeado para o cargo, o ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, enfrenta dificuldades para se manter na gestão estadual, por conta das condenações na Justiça Comum. Junto com ele foi condenado o ex-secretário de Saúde daquele município, Adjamilton Pereira. A condenação da Justiça Federal foi por utilização de recursos federais da conta do Piso de Atenção Básica (PAB) em finalidade diversa.

Hermes de Luna – Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *