Secretaria Municipal de Agricultura de Livramento apresenta projetos e ações desenvolvidas

FOTOS-AGRIC.-3.jpg

Realização de diversos atendimentos no abastecimento de água através do carro PIPA do PAC 2, só durante o mês de agosto foram 80 carradas distribuidas, e nos últimos 8 meses foram colocados um total 310 pipas de água com apenas um carro, totalizando 3.150.000 de litros de água distribuídos este ano.

Recuperação de estradas:

Recuperação das estradas vicinais, através do uso de moto niveladora da retro- escavadeira NEW HOLLAND, PÁ carregadeira e caçamba do PAC 2, objetivando atingir 100% das estradas do município.

Aberturas de Cacimbas:

O trabalho também foi intensificando com aberturas de cacimbas, tendo em vista que o momento é difícil devido à estiagem.

Limpeza de Barreiros:

Quanto à limpeza de barreiros já foram realizadas diversas atividades nas comunidades rurais como: Batalha, Carreiro de Pedra, Bom Nome, Cachoeira, Lagoa de Juá, Quixaba, Pinhões entre outras.


FOTOS-AGRIC.-300x225Parte social 

Construção de cisternas:

Já foram construídas 56 cisternas de 16 mil litros de água através do MDS via cisco. Através do Governo do Estado via CAMEC em parceria com a Prefeitura e apoio da CAMEL construímos 44 cisternas calçadão, 11 cisternas enxurrada, 5 barreiros trincheira e ainda faltam 3 barragens subterrâneas. Breve construção de mais 158 cisternas através do cisco.

Realização do cadastro de 37 beneficiários no SINCONV, em uma emenda de R$ 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) reais através do deputado Wellington Roberto.

Plano Emergencial Construção de barragens subterrâneas:

Visita em todas as comunidades rurais e cadastros de 80 beneficiários para construção de barragens subterrâneas através do Plano Emergencial do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.

Distribuição de Ração através do Governo do Estado.
Distribuição de 115 toneladas de ração no mês de agosto, tendo continuidade durante todo mês de setembro.

Garantia Safra 2015/2016:

Finalização do pagamento do aporte municipal em 10 de setembro e provavelmente o município entrará em folha de pagamento ainda em setembro.

Cadastros de produtores e retirada do milho na CONAB:

Realização do recadastramento dos produtores rurais junto a CONAB, tendo em vista que diversos cadastros estão se vencendo, porém com um total de 103 cadastros atingidos.
Transporte do milho sempre que necessário de Monteiro a Livramento através da caçamba do PAC 2.

Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE:

No último ODE foram apresentadas juntamente com 11 associações propostas ao PROCASE, onde foram realizadas visitas em todas as comunidades com a parceria da CAMEL e do técnico Gabriel Montenegro. Quanto às propostas a maioria está voltada para a caprinocultura. Tivemos que encaminhar pelo Fórum Territorial do Cariri Ocidental novamente e segundo informações do PROCASE, inicialmente teremos a associação dos Quilombolas contempladas, mas que as demais serão no mínimo com barragem, kit de irrigação e campo de palma.
Também através do FÓRUM PROINF 2015 Cariri Ocidental apresentamos um projeto para aquisição de uma perfuratriz de poços artesianos para os 17 municípios.

Cadastro Ambiental Rural:

O secretário de Agricultura, Leonardo Arruda Participou em Campina Grande do lançamento do CAR na Paraíba, onde o presidente diretor do PROCASE em nome do Governador anunciou que o Estado irá se responsabilizar pelo cadastramento das 149 mil propriedades rurais que não atinjam 4 módulos fiscais.
O governo esta licitando uma empresa que será responsável por este trabalho de acordo com Helio diretor do PROCASE.

Cadastramento do INCRA e ITR:

Realização do cadastramento das terras junto ao INCRA e do ITR a Receita Federal.

Já está aberto o cadastramento do ITR 2015.

Cadastro para doação de Feijão da CONAB:

Cadastro para doação de Feijão da CONAB, através do Decreto Nº 8.481, de 7 de Julho de 2015, do vice-presidente da República, onde o mesmo autoriza a doação de ate quarenta e cinco mil toneladas de feijão dos estoques públicos.

Tanque de resfriamento:

Produção e comercialização de Leite de cabra contando com um bom número de produtores e uma boa produção cuja meta é instalar um tanque de leite de vaca. Vale destacar que havia sido extinto o programa do leite em Livramento.

Construção de 5 barreiros através do Programa água para todos e Governo estado e 2 abastecimento de água:

Foram construídos 5 barreiros nas comunidades de Carneiro, Cachoeira, Bom Nome, Areias de Verão e Sussuarana. Além de 2 abastecimentos de água, sendo um em Aldeia e o outro em Torrões. O abastecimento de Torrões encontrasse com canos danificados e Aldeia falta a extensão de rede elétrica.

Projeto Produção Agro Ecológico Industrial Sustentável PAIS:

Implantação de dois projetos no município. Os beneficiários estão desenvolvendo e gerando a produção de renda na Agricultura Familiar.


103_2676-300x225Defesa Agropecuária:

A Secretaria de Agricultura em parceria com a Defesa de Agropecuária do Estado emitiu inúmeras GTA- Guia de Transito Animal, além de atualizações no Cadastro do Produtor, sempre que necessário.

Fiscalização da operação pipa:

Hoje Livramento conta com 13 (treze) vagas de carros pipa do exército, mas apenas 10 (dez) estão trabalhando, pois devido algumas irregularidades por parte dos motoristas foram retirados 3 (três) carros, mas o exército já esta tomando as devidas providências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *