TÚNEL: Presos planejavam fugir em massa do presídio padrão de campina grande

88c66559b94182571865c50f6848a09d.jpg

Presos do Presídio Padrão de Campina Grande planejavam fugir em massa na noite desta terça-feira (29). Para isso, cavaram um túnel com mais de mais de dois metros de profundidade em uma das celas da unidade prisional. No local havia 20 presos provisórios. Com a descoberta do plano de fuga, houve um princípio de motim, mas foi controlado rapidamente pelos agentes penitenciários do plantão e de outras unidades, com apoio do Grupo de Operações Especiais e  Força Tática penitenciária.

Devido à tentativa de fuga, 30 presos foram transferidos para João Pessoa.  Como medida disciplinar e de segurança, todos os presos da cela onde foi encontrado o túnel foram transferidos para o PB1, em João Pessoa, e mais dois que participaram do motim, totalizando 32 presos transferidos.

De acordo com a direção do presídio, a escavação estava no início e foi encontrada durante uma ronda de rotina dos agentes penitenciários da unidade. “Quando os agentes entraram na cela desconfiaram do piso. Os 20 presos foram retirados do espaço e foi encontrado um buraco de pouco mais de 2 metros, que estava com um piso falso. A terra retirada da escavação era jogada no vaso sanitário”, disse o gerente.

O gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, João Paulo Ferreira Bastos informou que os detentos responderão a um processo criminal por dano ao patrimônio público. A cela onde o túnel foi encontrado passou e o buraco foi fechado.

João Paulo Ferreira declarou que o Sistema Penitenciário não admitirá de forma alguma de indisciplina. “ Estamos vigilantes, tomando as medidas cabíveis para manter a ordem e disciplina nas unidades prisionais”, declarou .

Paraíba Informa
com Correio da paraiba / Foto: Reprodução/ Vinicius Veras/ QAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *