Várzea: Iniciativa faz parte do projeto de detecção do câncer de mama

mamavarzea2016.jpg

A Secretaria de Saúde do município de Várzea continua dando prosseguimento ao projeto de diagnóstico do câncer de mama. Os exames são realizados mensalmente, e apenas neste mês de fevereiro, até o momento, 50 mulheres já foram assistidas. A expectativa da secretária, Elisandra Andrade, é de que em março esse número aumente.

“A Secretaria de Saúde de Várzea desenvolve este maravilhoso projeto de detecção do câncer de mama no município e graças a Deus estamos conseguindo êxito. Só neste mês de fevereiro 50 mulheres já foram encaminhadas para a realização do exame de mamografia, e a nossa intenção é expandir ainda mais esse número. Esperamos também a contribuição da população feminina, demonstrando interesse em cuidar da própria saúde e nos procurando para agendar a data da ida ao mamógrafo”, disse.

O exame é feito no Banco de Leite, na cidade de Patos, e para transportar as mulheres a Prefeitura Municipal disponibiliza um ônibus.

Indicações da mamografia

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral. Nestes casos, a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença. Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos. A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *