Venezuela começa a votar para escolher novo presidente

No pleito, enfrentam-se o chavista Nicolás Maduro e o opositor Henrique Capriles

Os centros de votação foram abertos neste domingo (14) na Venezuela para as eleições que vão definir o novo presidente do país.

No pleito, enfrentam-se o chavista Nicolás Maduro e o opositor Henrique Capriles, 40 dias depois da morte de Hugo Chávez.

Às 6h (7h30 de Brasília), os mais de 13 mil centros de votação no país começaram a abrir suas portas e em alguns deles já havia filas formadas por eleitores.

“Vamos Comandados quebrar recordes de Participação de nossa Democracia Mobilizada. O Soberano Decidirá o Rumo da Pátria de Bolívar”, escreveu Maduro, o favorito nas pesquisas, em seu Twitter.

“Está clareando a manhã na Venezuela…Vamos votar! Esperança, Fé e Coragem!”, convocou Capriles em sua conta.

VOTAÇÃO

Para analistas e institutos, um fator determinante para a votação deste domingo será o nível de participação e a capacidade dos opositores e dos governistas, estes com mais recursos e militância organizada, para mobilizar e trasladar eleitores aos locais de votação –o voto na Venezuela é voluntário.

Segundo uma pesquisa do instituto Datanálisis, citada pela agência Reuters, a diferença entre Maduro e seu oponente Henrique Capriles, 40, vem caindo, mas ainda é de 7,2 pontos percentuais, com alto número de indecisos.

Folha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *