Volume de água do açude Boqueirão ultrapassa índice de 35% da capacidade

acudeepitacioboqueirao.jpg

O volume de água do açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, ultrapassou neste sábado (28) o índice de 35% da capacidade hídrica total, o equivalente a mais de 144,2 milhões de metros cúbicos de água, conforme os dados de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

A recarga hídrica é resultado das chuvas constantes na região do Cariri paraibano. O manancial tem como principais afluentes os rios Taperoá e Paraíba. Além de Boqueirão, o açude Coremas na região do Sertão também aumentou o volume de água. O reservatório acumula neste sábado pouco mais de 116 milhões de metros cúbicos de água, quase 20% da sua capacidade máxima.

O estado da Paraíba tem atualmente 12 mananciais com o índice de 100% da capacidade hídrica; Araçagi, na cidade de Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cafundó, em Serra Grande; Manoel Marcionilo, em Taperoá; Olho D’água, em Mari; Pilões, na cidade de São João do Rio do Peixe; São José I, em São José de Piranhas; São José II, na cidade de Monteiro; Pimenta, em Piancó e Vazante, localizado no município de Diamante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *