Começam testes para levar águas da transposição a cidades do Cariri

monteiro5.jpg

Trecho do Rio Paraíba, em Monteiro. Foto: Artur Lira/G1

Começaram nesta sexta-feira (9) os testes do sistema de captação subterrânea para alimentar a adutora do Congo, no Cariri paraibano para levar as águas da transposição do Rio São Francisco a pelo menos 11 municípios. A informação foi confirmada pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), durante a tarde.

A estimativa é que cerca de 128 mil paraibanos terão o abastecimento d’agua regularizado após a conclusão do trabalho. Contudo, o gerente regional da Cagepa , Ronaldo Meneses, informou que ainda não há prazo para saber quando o abastecimento vai começar.

“Vamos verificar vários equipamentos no decorrer do dia, ver se a vazão da água está num volume satisfatório, se vai surgir algum vazamento. A adutora não funciona a muito tempo, então vai depender do comportamento dela para saber quando o abastecimento de água vai começar” explicou.

Sistema de captação das águas do Rio São Francisco. Foto: Secom

De acordo com o presidente da Cagepa, Hélio Paredes Cunha Lima, o novo sistema de captação beneficiará os moradores dos municípios de Coxixola, Congo, Sumé, Prata, Ouro Velho, Amparo, Serra Branca e o distrito de Santa Luzia do Cariri, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Gurjão e Livramento. Ainda conforme a Cagepa, a obra custa R$ 1,3 milhões aos cofres do Estado.

O gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes, explicou que ainda não há uma previsão de quando a água vai chegar a casa das pessoas, pois o processo depende dos testes. “Como esse sistema estava parado há alguns anos, vão ser feitos alguns testes para saber se as bombas estão garantindo a vazão esperada, se existem vazamentos no sistema adutor e se a estação de tratamento em Sumé atende a demanda. Estando tudo funcionando, a água é liberada. Caso o contrário, vamos fazer os reparos necessários.

Com G1 PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *