As equipes de Atenção Básica de 221 municípios da Paraíba vão ser premiadas pelo alto padrão de qualidade no atendimento à população que busca o serviço público de saúde. A medida faz parte do PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Para a ação, o Ministério da Saúde vai destinar mais de 59 milhões de reais.
O programa tem como objetivo estimular a qualidade na assistência básica de saúde. A partir da adesão ao PMAQ, as equipes passam a receber vinte por cento do recurso total e, de acordo com o desempenho, vão poder perder o incentivo, mantê-lo ou amplia-lo para sessenta ou cem por cento. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, ressalta que o investimento é mais uma medida de aprimoramento do atendimento aos usuários do SUS.
“Exatamente para buscar ajudar o município, qualquer município, qualquer tamanho de município, a melhorar a saúde, o atendimento à população, os cuidados com as pessoas que têm doenças crônicas, o atendimento mais perto das casas das pessoas, que é reforçar a atuação na Atenção Básica”, afirma Alexandre Padilha.
Este ano, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica foi ampliado para todas as equipes que atuam nos serviços essenciais à saúde, incluindo as equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Além disso, o programa contempla também os Núcleos de Atenção à Saúde da Família e os Centros de Especialidades Odontológicas. Todas essas equipes e serviços poderão ser habilitados para participar do programa e receber os recursos. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br
com de olho no cariri